“Ser feliz sem motivo é a mais autêntica forma de felicidade.”
Carlos Drummond de Andrade
Olá, meus amigos! Tudo certo?!
Começo nosso “papo” de hoje com essa frase de Drummond, depois de refletir, durante essa semana, sobre essa tal FELICIDADE. Um tema tão comentado, tão discutido, mas, paradoxalmente, tão esquecido em sua essência. Utopia para uns e, ainda, tabu para outros.
Tem gente que complica tanto a vida que fica esperando o momento certo para ser feliz, impõe data para começar a viver a felicidade. Espera, espera, espera… espera tanto, quer o máximo de tudo, que não dá tempo de vê-la “chegar” porque acaba partindo sem ter nem sequer experimentado o mínimo. Há aqueles que tem medo de ser feliz. Parece loucura, mas é isso que acontece. A criatura se fecha de tal forma, que a ideia de ser feliz e, não saber o que fazer com ela, lhe apavora, petrifica. Prefere ficar inerte.
Graças a Deus temos escolha! “Ser feliz sem motivo”! Porém… (sempre se tem um “porém”, nesta vida) é preciso tomar algumas medidas para chegar lá. Nessa reflexão que fiz, como já disse, percebi que para poder caminhar em busca dessa felicidade, é preciso tapar os ouvidos! Triste ver um mundo onde você precise tomar atitudes protetivas para viver o que é seu, o que lhe pertence. Mas, enfim…
Vivemos em uma geração de juízes, acusadores, inquisitores. Pessoas param suas vidas para olhar somente o lado negativo de tudo, sobretudo, nossas limitações! Estamos, constantemente, esbarrando nos “utópicos” e nos “medrosos”. Se nos deixarmos levar pelos discursos desses aí… nos tornaremos como eles e jamais alcançaremos a nossa felicidade. Carregaremos o sentimento de fracasso e derrota pela vida toda.
Para essas “pessoas ácidas”, nada do que façamos será suficiente para que algo dê certo. Nada do que digamos faz sentido; sempre encontrarão algo para serem “do contra”, criticar. Dirão que o caminho não é esse. Que não chegaremos a lugar nenhum. Nossos esforços nunca valerão a pena. Nosso 100% é nada diante de tantas dificuldades da vida. Esses discursos derrotistas veem carregados de frustrações gigantescas, mágoas, medos, invejas… todo tipo de coisas que precisamos passar longe. Precisamos TAPAR NOSSOS OUVIDOS.
Certa ocasião ouvi o saudoso Padre Léo (scj) dizer que até para andar precisamos deixar algo para trás! Quando caminhamos, um dos pés fica para trás! Ele nos impulsiona! Para sairmos do lugar é preciso usar a força do que fica. Vejo assim a busca da felicidade: podemos usar esses discursos contra, revertê-los em nosso favor, servindo de incentivo para ser feliz, provando que é possível, ainda que muitos digam que “não”!
“Não existe o caminho para a felicidade. A felicidade é o caminho.”
Thich Nhat Hann
Quando iniciei o projeto Essência alguns “ácidos” me questionavam: “será que vai dar certo?” (sempre uma pergunta retórica para disfarçar o derrotismo!rs), “Que tipo de mulher vai querer se ‘expor’, assim?!” (ou tentando desvalorizar a ideia), “Acha mesmo que alguém vai querer?” (às vezes, tentando desmotivar), “Por que uma mulher faria isso?” (colocando em xeque as intenções), e a pior: “O que vão pensar de alguém que posa para um fotógrafo?” (sem comentários). Foi o período que mais exercitei minha capacidade de abstrair e tapar os ouvidos! Sabe o que fiz com tudo isso?! O resultado está AQUI!
Fotografar é MINHA felicidade! Ver as mulheres felizes, quando recebem as fotos do Essência, me faz FELIZ! Ver os olhos delas brilhando quando se veem, pela primeira vez, nas fotos daquele ensaio que foi tão legal, tão divertido… não tem preço! Ninguém tira isso de mim, não importa o que digam! Não importa quanto digam que “não”… comigo não funciona! Sou filho de italianos, teimosos, cricas… mas persistentes, corajosos, apaixonados! Descobri no “fazendo” o que me dá felicidade! Não vou esperar mais 30 anos para saber SE fui feliz! Não!! Prefiro ser feliz a cada passo e daqui 30 anos, mesmo tapando meus ouvidos quando for preciso, dizer: “Como SOU feliz!”
Me cerco de pessoas felizes, pessoas cheias de alegria, que se importam com a minha felicidade, com meus sonhos, que querem sonhar comigo, ser feliz comigo e como eu sou feliz! Nos livremos de pessoas tóxicas, amargas! Não espere “o momento certo”. O momento é agora!
“Felicidade é a certeza de que a nossa vida não está passando inutilmente.”
Érico Veríssimo
“Bora” ser feliz?!
Grande abraço!
COMMENTI SU QUESTO POST
AndreiaAuthor
Ótimo texto!
Realmente tempo de ser feliz Marcos! Construir o caminho, caminhar, seguir adiante, decididamente, cercar-se de quem nos empurra adiante, em direção à meta, aos sonhos!
Olhar firme em direção à nossa felicidade, aquilo que faz nossos olhos brilharem e nossos corações baterem forte!
Quem não está disposto a caminhar nos dias nublados não merece ver o sol também conosco! Cercar-se de gente feliz, lembrando que dias ruins virão, mas a questão é não desistir, prosseguir decididamente! Ninguém sonha nossos sonhos, mas muita gente pode nos dar a mão e dizer : “to contigo”! é de gente assim que a gente precisa! Para o Alasca eu não vou, mas posso te visitar nas férias rsrs! A conquista dos nossos sonhos demanda tempo, foco, dedicação e alguns imprevistos, mas estamos ai pra vencer!
Vida em Abundancia né, em todos os sentidos !!
Bora ser feliz! Aqui ou no Alasca…. Bjo